domingo, 15 de novembro de 2009

À medida que crescemos, vamos aumentando a nossa relação com o objecto fundamental para a formação da nossa personalidade, o brinquedo. Quem não se lembra com carinho daquela boneca ou MARIONETE ?
Cristina Von, no seu livro: "A História do Brinquedo- para as crianças conhecerem e os adultos se lembrarem" da Editora Alegro, diz-nos que, - as MARIONETES encontradas no Egipto tinham o corpo de madeira e a cabeça de marfim e serviam de divertimento para os faraós. Mais tarde, em Atenas, no século V a.C., o TEATRO DE MARIONETES já apresentava as grandes tragédias gregas. Na Idade Média, em muitos países europeus, os padres usavam-nas para ensinar o evangelho. Com o aparecimento das peças cómicas, com textos vulgares e profanos, as autoridades religiosas proibiram a sua apresentação nas igrejas. Tornaram-se então um divertimento popular nas ruas, com temas livres apresentados em parques e feiras. A partir do século XII atingiram grande populariedade na Itália e na França, espalhando-se por toda a Europa. As histórias que contavam podiam ser tiradas do teatro, da ópera ou de lendas. Mas haviam peças especialmente escritas para elas, por famosos dramaturgos.
Foram os portugueses que levaram o TEATRO DE MARIONETES, para o Brasil, no século XVI, para ser utilizado como instrumento de catequese dos índios.

Sem comentários:

Enviar um comentário