quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Brinquedos e Brincadeiras Tradicionais

Na brincadeira, a criança exercita a sua curiosidade natural e a sua necessidade de aprender e compreender o mundo que a rodeia. É fundamental garantir às crianças, na escola e na família, não apenas momentos e materiais que possibilitem o exercício do brincar, mas também estímulos que a auxiliem a desenvolver as suas potencialidades de maneira lúdica e divertida.
Observamos que na nossa sociedade tecnológica e consumista, muitas brincadeiras tradicionais foram sendo abandonadas e substituídas por brinquedos electrónicos, alguns dos quais fazem tudo sozinhos, exigindo o mínimo de participação da criança, geralmente para apertar alguns botões.
Acredito que a cultura implícita nos brinquedos e brincadeiras tradicionais, para não se perderem, terão de ser resgatados pela escola e pela família, pois além de fazerem parte da cultura da infância, podem estimular a criatividade, a coordenação motora, a imaginação, a percepção visual, auditiva, táctil e a concentração.
O conhecimento e manipulação desses brinquedos e brincadeiras tradicionais, como o pião, a macaca, o papagaio-de-papel, as cordas de saltar, o carrinho de rolamentos e outros tantos, além de trazerem elementos de cultura, permitem às crianças inúmeras oportunidades de se expressarem.
O envolvimento das crianças na pesquisa de brinquedos, seja através da observação dos brinquedos que têm em casa, de conversas com os pais e avós sobre os brinquedos de que gostavam na sua infância ou de visitas a espaços como Ludotecas ( no Brasil são chamadas de Brinquedotecas ) ou Museus do Brinquedo, é muito produtivo, considerando que este é um tema altamente significativo e mobilizador para as crianças, pois não apenas fazem parte da sua realidade como da sua bio-identidade, como são os meios mais adequados para aprender prazerosamente. Além disso, se ajudarmos as próprias crianças a construir brinquedos e jogos tradicionais através da utilização de materiais reutilizados, estamos , por um lado, a promover a sua criatividade e habilidades motoras, por outro lado, a desenvolver nas crianças o espírito de defesa do ambiente.
Creio que fica evidente, para os pais e professores a importância de valorizar as brincadeiras e brinquedos tradicionais da infância com as suas crianças, dando-lhes o tempo, o espaço e a oportunidade de brincarem.
Se os próprios adultos puderem relembrar e rever as suas experiências de infância com os seus filhos e alunos, ainda melhor. Se não tiveram esta vivência, eis uma oportunidade nova de brincar...

1 comentário:

  1. Gostei muito deste texto,acho que fala sobre as necessidades de modficar as brincadeiras estereotipadas,violentas e enfadonhas que os miúdos têm agora.
    Gil Freitas

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